Noticías Imagem da noticia

Concurso de Ideias para o Turismo Militar foi apresentado em Torres Vedras

2017-01-23

O Governo de Portugal, por intermédio do Ministério da Defesa Nacional, e em parceria com a Universidade de Aveiro, lançou o Concurso de Ideias "Mentes Brilhantes... para o Turismo Militar".

Trata-se de um concurso a nível nacional, aberto a todos os alunos que se encontrem a frequentar o ensino secundário e o ensino superior, onde poderão expor diversificados tipos de propostas, devendo estas primar pela originalidade e inovação, e estar associadas direta ou indiretamente ao Património Militar ou da Defesa Nacional.

No dia 19 de janeiro realizou-se, no Teatro-Cine, uma apresentação do referido concurso, na qual estiveram presentes cerca de 100 alunos de cursos profissionais de turismo de diversas escolas do concelho.

Essa apresentação contou com a presença de Ana Umbelino, vereadora do Turismo da Câmara Municipal, e de Catarina Macedo, do Ministério da Defesa Nacional, que sensibilizaram, elucidaram e motivaram os alunos e professores presentes a participar nesta iniciativa, expondo os requisitos, objetivos e outros parâmetros necessários para a formalização e validação da candidatura à mesma.

As propostas ao mencionado concurso poderão recair num equipamento, elemento patrimonial, infraestrutura, região ou até mesmo sobre todo o território nacional, devendo incidir em diversas áreas, tais como: Recriações históricas; Rotas turístico-militares; Criação de novos negócios; Imagem, marketing e comunicação; Cultura, identidade e património; Eventos, animação e entretenimentos; Criação de novos negócios; Inovação e novas tecnologias de informação e comunicação, entre outras. Essas propostas deverão gravitar sempre em torno da temática histórico-militar e com o objetivo de estimular este segmento do turismo.

Durante a sessão foi referida a importância dos equipamentos, infraestruturas e património militar como recursos para o crescimento e desenvolvimento sustentado do setor do turismo em Portugal, os quais são dotados de um enorme potencial para atividades de recreio e lazer. As Linhas de Torres Vedras são nesse particular um exemplo e uma forte aposta a nível turístico, com uma projeção a nível nacional e internacional, constituindo por isso um elemento catalisador de fluxos turísticos, promovendo o território respetivo, o património militar e o próprio país.