Noticías Imagem da noticia

Sonoridades da época da Guerra Peninsular dadas a conhecer em concertos no Teatro-Cine

2010-10-08

A realidade musical do período histórico em que foram construídas as Linhas de Torres Vedras tem sido apresentada em concertos realizados no Teatro-Cine.

Desses, realce-se o concerto encenado O Canto das Linhas ou a Voz errante de uma Diva que foi proporcionado no dia 17 de Setembro, no Teatro-Cine, e que girou em torno da vida de Luísa Todi (a mais célebre cantora lírica portuguesa de todos os tempos). Este espectáculo, a que assistiram cerca de 180 pessoas, foi levado a cabo pelo grupo de música de câmara Ensemble Darcos - e por isso integrou-se na Temporada Darcos 010 -, concebido e dirigido pelo compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real, narrado e encenado pela actriz Maria Emília Correia e escrito pelo musicólogo e pianista Afonso Miranda, tendo no mesmo participado o barítono Jorge Martins e a soprano Lara Martins.

Outro daqueles concertos foi o realizado a 1 de Outubro para comemorar o Dia Mundial da Música. Cerca de 100 espectadores (de entre alunos do 3.º ciclo do ensino básico e adultos) assistiram a esse concerto comentado de canto e piano intitulado 200 Anos das Linhas de Torres Vedras que contou com explicações e interpretações do pianista João Paulo Santos e a participação das sopranos Ana Paula Russo e Ariana Moutinho-Russo. 

De referir que ambos os concertos foram organizados pela Câmara Municipal e integraram-se no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município.