Noticías Imagem da noticia

Processo de classificação do património edificado das Linhas de Torres Vedras já teve início

2013-03-15

As Linhas de Torres Vedras, conjunto de fortificações construídas a norte de Lisboa, que se constituíram como peça-chave para travar a 3.ª invasão napoleónica a Portugal, facto que foi decisivo para a História da Europa no século XIX, estão em fase de classificação.

Recorde-se que a primeira das três linhas desse conjunto de fortificações militares passa pelo concelho, estando no mesmo situado o principal elemento dessa linha: o Forte de S. Vicente. O processo de classificação em curso abrange, para além deste forte, outros elementos do referido sistema de fortificações situados no território torriense: o Forte dos Olheiros, três vestígios de forte, quinze redutos, dez vestígios de reduto, um vestígio de uma bateria e o Castelo de  Torres Vedras.

De referir que este processo de classificação partiu do ex-IGESPAR, actual Direcção Geral do Património Cultural, depois de contactos realizados pelos municípios que constituem a PILT - Plataforma Intermunicipal das Linhas de Torres, da qual faz parte Torres Vedras, que têm apoiado ativamente o mesmo.

Quando concluído o processo, os elementos patrimoniais edificados que constituem as Linhas de Torres Vedras serão considerados "monumentos nacionais" (respetivo grau máximo de classificação que pode ser conferido pelo Estado Português).