Noticías Imagem da noticia

Actividades desportivas do programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras deram a conhecer património histórico

2010-07-21

Passeios pedestres integrados no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município têm proporcionado o conhecimento de locais relacionados com este sistema de fortificações.

O mais recente decorreu no dia 18 de Julho, a partir do Parque Verde da Ponte, na Ponte do Rol, e passou perto do forte do Grilo e pelos fortes da Alquiteira e do Bonabal, bem como por uma estrada militar.

Outro daqueles passeios foi o realizado no dia 20 de Junho, que se iniciou e terminou no largo principal do Figueiredo, e possibilitou aos seus participantes conhecer os fortes da Archeira, da Feteira e de Catefica, para além de uma outra estrada militar.

No dia 16 de Maio aconteceu também um passeio pedestre inserido no referido programa comemorativo, o qual teve início e fim na Praia da Foz do rio Sizandro. Esta actividade levou os seus participantes aos fortes das Gentias e do Paço e a perto dos fortes de Belmonte e de Bececarias.

De referir que estes foram os quinto, sexto e sétimo passeios da iniciativa Linhas de Torres Vedras a Pé e nos mesmos contabilizaram-se cerca de 300 participações. 

Também integrado no referido programa comemorativo realizou-se no dia 18 de Julho, no Forte de S. Vicente, o I Torneio Linhas de Torres em Xadrez.

Esta actividade, organizada pelo Académico de Torres Vedras em parceria com a Câmara Municipal, contou com 76 participantes (de entre os quais alguns dos melhores praticantes de xadrez nacionais) oriundos de vários pontos do país e com idades dos 8 aos 80 anos. António Fernandes (do Clube Diana de Évora), Hugo Marques (do Académico de Torres Vedras), Joaquim Durão (do Grupo Desportivo da Carris), Catarina Leite (do Núcleo de Xadrez de Faro) e o Grupo de Xadrez Alekhine foram os vencedores deste torneio, nas categorias, respectivamente, geral, concelhia, de veteranos, feminina e colectiva.