Noticías Imagem da noticia

Dia Nacional das Linhas de Torres

2015-10-14

O Dia Nacional das Linhas de Torres foi criado a 17 de outubro de 2014 pela Assembleia da República que deliberou, por unanimidade, instituir o dia 20 de outubro como o Dia Nacional das Linhas de Torres, numa justa homenagem à memória e resistência do povo português aliada à estratégia e engenharia militar.
Ao espírito de sacrifício de todos aqueles que lutaram contra o invasor fosse integrando o exército aliado, construindo as fortificações ou abandonando as suas casas e destruindo os seus bens, privando o exército invasor de se alimentar no terreno, mas, também, pondo em causa a subsistência dos compatriotas e o futuro do país.

Este ano celebra-se, pela primeira vez, este Dia, com o seguinte programa: 

10.00 | "Invasão dos Fortes"
Público-alvo: Alunos de escolas da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT)

O Município de Torres Vedras levará 470 alunos do 1º ciclo (6º e 8º anos do Centro Educativo de Dois Portos, Projeto Farol -Orjariça, EB1, 2, 3 Boavista Olheiros, Centro Educativo de Dois Portos e EB 1 de S. Pedro da Cadeira) a ocupar 4 fortes (da serra ao mar): Feiteira, S. Vicente, Grilo e Passo.
O objetivo desta acção é a sensibilização para a existência do património e respetiva história. Os municípios que integram a Rota Histórica das Linhas de Torres vão levar as crianças até aos fortes dos seus concelhos (entre as 10h00 e as 11h00) formando-se, assim, um cordão ao longo de toda a linha.
Em paralelo com esta visita, a equipa do Serviço Educativo do Museu Municipal Leonel Trindade realizará um jogo tradicional alusivo às Linhas de Torres e a equipa de técnicos da Área de Turismo da Câmara Municipal fará uma explicação da história dos fortes e das suas características militares.

19.00 | Sessão Solene Comemorativa
Local:
Sala dos Actos Académicos do Convento de Mafra

- Abertura da sessão pelo presidente da Câmara Municipal de Mafra

- Apresentação do Dia Nacional das Linhas de Torres pelo presidente da Direção da RHLT

19h30| Conferência: "As Linhas de Torres, Waterloo e a construção da Europa",  por Abílio Lousada
Local:
Sala dos Actos Académicos do Convento de Mafra
Público-alvo: Público em geral

Consulte a programação nos sítios dos municípios.
Mais Info: rotahistoricalinhastorres@gmail.com ou pelo tlf.: 261 942 296