Noticías Imagem da noticia

Música, pintura e recriações históricas para celebrar as Linhas de Torres Vedras

2010-06-10

A Guerra Peninsular foi este ano o tema comum das actuações levadas a cabo no Encontro Municipal de Bandas Filarmónicas que se realizou no dia 6 de Junho, na Ribaldeira.

Cada um dos seis agrupamentos musicais que participaram neste evento interpretaram pelo menos um tema relacionado com o contexto daquele conflito militar, tendo ainda na ocasião Carlos Guardado da Silva efectuado explicações relativas às invasões napoleónicas em Portugal, com especial incidência nas verificadas na freguesia de Dois Portos e na área próxima à mesma. Este encontro foi organizado pelo Centro Popular dos Trabalhadores da Ribaldeira e contou com a parceria da Câmara Municipal.

Esta foi uma das iniciativas de carácter cultural recentemente dinamizadas no âmbito do programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município.

Também integrado neste programa teve lugar nos dias 10 de Dezembro, 12 de Março e 2 de Junho, no Centro de Apoio Social de Runa, a actividade Os Aposentos da Princesa. No âmbito desta iniciativa realizaram-se visitas-guiadas a este local e de forma especial à Ala da Princesa do extinto Hospital Real dos Inválidos Militares (cujo espaço faz agora parte do centro), no decorrer das quais se recriou situações do quotidiano e do tempo da Princesa D.ª Maria Francisca Benedita (que mandou construir o referido hospital em 1792) e se apresentou personagens relacionadas com essa época, de entre as quais figuras da Guerra Peninsular. A actividade Os Aposentos da Princesa - a que assistiram cerca de 200 pessoas - foi organizada pela Escola Secundária de Henriques Nogueira em parceria com o Museu Municipal Leonel Trindade e o Centro de Apoio Social de Runa.

Igualmente inserido naquele programa comemorativo realizou-se, no dia 18 de Maio, a actividade Pintar Torres Vedras no século XIX, que foi organizada pela Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras em parceria com a Câmara Municipal. No âmbito da iniciativa alunos desta universidade realizaram e expuseram na Praça do Município trabalhos de pintura, os quais tiveram por cenário Torres Vedras no século XIX.