Noticías Imagem da noticia

9ª Marcha dos Fortes

2013-10-11

A Marcha dos Fortes, que se realizará no próximo dia 12 de novembro, pelas 7h00, é uma atividade pedestre, de resistência, não competitiva, que se desenrola ao longo das Linhas de Torres, passando por algumas das fortificações mais representativas. 

Este acontecimento nacional é organizado pelo Clube de Atividades de Ar Livre, pela Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras e pela Câmara Municipal de Loures, sendo uma forma saudável e eficaz de promover turisticamente as Linhas de Torres Vedras e em especial a mítica Serra do Socorro e quintas históricas que serviram de quartel general a Wellington e aos seus comandantes.

Os já 450 participantes inscritos no evento, provenientes de todo o país e de todos os segmentos da sociedade portuguesa, recrearão a missão de reconhecimento, dum regime aliado da primeira divisão aliada acampado nas Quintas da Póvoa e Vale do Corvo no sopé da Serra do Socorro. A estes mesmos caminhantes irá ser proporcionada a oportunidade de provar a pêra Rocha produzida na Serra do Socorro, no coração das linhas de Torres Vedras,  passeando por entre vinhedos e sistemas agro-florestais sustentáveis do ponto de vista ambiental e económico.

Uma recriação histórica de há 203 anos, quando o o 8º corpo do exército de Massena, comandado pelo General Junot acampou entre o Sobral e Dois Portos, tentando nessa zona penetrar as Linhas de Torres Vedras. Os comandantes aliados posicionados nas Quintas Históricas envolventes à Serra do Socorro, foram então avisados da tentativa de ataque dos Franceses, através dos cavaleiros Britânicos especiais, os Light Dragoon, e da central de comunicações da Serra do Socorro, conhecida como Wellington´s Eagle´s Nest, enviando então regimentos ao encontro dos Franceses.

Regulamento 9ª Marcha dos Fortes ( PDF )

+ INFO