Noticías Imagem da noticia

Final da 9.ª edição do "Jogo do Município"

2010-06-10

Várias sugestões relacionadas com a valorização do património das Linhas de Torres Vedras foram apresentadas na Assembleia Final do Jogo do Município que se realizou no dia 2 de Junho, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Nessa assembleia participaram seis estabelecimentos de ensino, tendo na ocasião a proposta que mais votos favoráveis recolheu sido a apresentada pelo CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica). Como prémio, os representantes deste estabelecimento de ensino naquela actividade adquiriram o direito de integrar uma viagem a França inserida na geminação estabelecida entre os municípios de Torres Vedras e Villenave d' Ornon.

Recorde-se que o Jogo do Município é organizado pela Câmara Municipal e destina-se a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e dos ensinos secundário e profissional oriundos de estabelecimentos de ensino do concelho, baseando-se a sua estrutura numa simulação de um processo eleitoral que tem início nestes. Linhas de Torres Vedras: passado, presente...e que futuro? foi este ano o tema da iniciativa que se integrou no programa comemorativo do Bicentenário do referido sistema de fortificações promovido pelo Município.

A concepção de um roteiro para a realização de visitas periódicas às Linhas de Torres Vedras, a elaboração de um documentário sobre o contributo das mesmas no contexto das invasões francesas, a organização de um festival napoleónico e a formação de guias turísticos foram algumas das sugestões apresentadas naquela assembleia final.

Os participantes nesta usufruíram de um fim-de-semana de convívio que decorreu entre os dias 4 e 6 de Junho nos concelhos de Mafra e de Torres Vedras, tendo como temática central a realidade militar e as Linhas de Torres Vedras.

Mais informações sobre a 9.ª edição do Jogo do Município podem ser obtidas em: http://www.jogodomunicipio.blogspot.com/.