Noticías Imagem da noticia

"Linhas de Torres, do Tejo ao Atlântico" em conferência

2016-05-03

Decorreu no passado dia 23 de abril, no Auditório Passos de Esmeriz, em Queluz, a conferência "Linhas de Torres, do Tejo ao Atlântico", que serviu de apresentação ao "Running Chalenge - Linhas de Torres Vedras" e a outras matérias de interesse no âmbito da potenciação das Linhas de Torres Vedras enquanto produto turístico-cultural.

Nesta ação, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, apresentou uma comunicação subordinada ao tema "Rota Histórica das Linhas de Torres: Meta- análise de um percurso", na qual deu a conhecer a génese da Rota Histórica, entidades que a compõem e objetivos; uma breve resenha histórica, bem como o património que integra este sistema defensivo. 

Seguiu-se a apresentação de todo o trabalho desenvolvido deste o surgimento da Rota Histórica e que passou pela digitalização de fontes locais, investigação histórica preliminar, pelo diagnóstico do estado de conservação de estruturas, inventário do coberto vegetal, limpeza e desmatamento, levantamento topográfico, trabalho arqueológico e pela requalificação urbana e paisagística das principais obras militares.

Foram posteriormente estabelecidos núcleos e percursos de visita, criada uma rede polinucleada de centros de interpretação, bem como a Grande Rota das Linhas de Torres - GR30.
A par destes trabalhos, foram criados centros de observação de paisagem, reconstruído o sistema telegráfico de comunicação, organizadas recriações históricas e projetos no domínio das Artes, entre muitas outras ações que permitem tornar "as Linhas vivas", mais atrativas enquanto produto turístico-cultural.

O objetivo fundamental do aproveitamento deste rico património é gerar novas oportunidades de negócio, evidenciando o potencial retorno económico para a população e promover o seu envolvimento interativo.

Esta conferência contou ainda com a participação do General Rui Moura, do Coronel Nuno Lemos Pires que apresentou a comunicação "A importância das Linhas de Torres Vedras na Segunda Guerra Global Portuguesa"; de António Teixeira Duarte que apresentou o Running Challenge Linhas de Torres Vedras; e de António Hilário com a comunicação "Traçando Futuros".