Noticías Imagem da noticia

Running Challenge - Linhas de Torres Vedras Edição 2016

2016-04-26

Running Challenge - Linhas de Torres Vedras Edição 2016

22 de maio de 2016 | domingo

 

Enquadramento

Decorridos duzentos anos sobre a interrupção da construção das Linhas de Torres (com a retirada de Napoleão na Campanha da Rússia em 1813), torna-se oportuno contribuir de uma forma diferente para o conhecimento que estas Linhas desempenharam num período particularmente difícil mas impulsionador de grandes transformações na história de Portugal, e do Brasil, no contexto da Europa e da América do Sul.

A Rota Histórica das Linhas de Torres - Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, herdeira do trabalho desenvolvido pela Plataforma Intermunicipal criada aquando das comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres, viu o seu trabalho reconhecido internacionalmente através do prémio “Europa Nostra – Património Cultural”.

É neste contexto que nos últimos quatro anos temos assinalado esta importante efeméride, num percurso de cem quilómetros no interior das Linhas, correndo ao longo dos trilhos que os estafetas utilizaram há dois séculos.
Com a particularidade de termos conseguido unir esforços com os vários municípios, para, adaptando-nos o suficiente, conseguirmos um utilizar extensivamente caminhos definidos pelas várias autarquias como pertencentes à Grande Rota das Linhas de Torres levaremos os participantes a tomar consciência que estão a percorrer caminhos marcados permanentemente dos a sinalização específica dos caminhos pedestres e que, portanto, os poderão usar noutras ocasiões.

Uma maior visibilidade do evento e da possibilidade de utilização destes caminhos pedestres para outros fins será dada pela inclusão de um passeio equestre que acompanhará grande parte do percurso da corrida, numa corganização com a Federação Equestre Portuguesa.

Mantendo as características de evento solidário as inscrições serão acompanhadas de um donativo à APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger.

A Prova

No dia 22 de maio de 2016 decorre uma corrida solidária e não competitiva na Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras, de forma a homenagear todos aqueles que construíram e defenderam esse sistema defensivo e a divulgar esse património turístico-militar inserido nos Concelhos de Vila Franca de Xira, Loures, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Mafra.

Trata-se de uma corrida não competitiva cujos percursos serão realizados na sua totalidade ou consoante os troços que cada atleta pretender correr.

A prova é composta por três desafios: Madrugada, Manhã e Tarde que juntos formam o Desafio 100K.

Cada desafio é dividido em etapas de 5 a 10 km cada.

Os participantes podem inscrever-se individualmente em num dos dois desafios, ou ainda no desafio 100 km constituído por todos esses Desafios, perfazendo essa mítica distância, que também poderá ser realizada por equipas de estafetas.

A fim de permitir alguma liberdade aos corredores e simultaneamente fomentar o convívio mantendo a proximidade de todos são adoptadas as seguintes regras:

- Cada uma das etapas tem uma hora de partida, antes da qual ninguém a poderá iniciar.
- A partida de cada uma das etapas tem uma barreira horária que não poderá ser ultrapassada. Os corredores que não chegarem a tempo de partir até essa hora serão transportados para a meta do Desafio em curso.
- No final dos dois primeiros Desafios haverá o reagrupamento geral dos participantes.
- Para cada local partida das várias etapas há também uma hora indicativa de passagem, para aqueles que pretendam ter uma paragem mínima nos reagrupamentos, designada “Not Stopping Hour”.
- As provas são realizadas em semiautonomia, pelo que nos abastecimentos apenas será fornecida água à generalidade dos participantes.

A fim de que os participantes tomem consciência que percorrem a Caminhos Pedestres homologados (Grande Rota das Linhas de Torres - GR 30 e Rota do Castro Zambujal – PR4 TVD), a sinalização do percurso é constituída pela marcação permanente desses caminhos, devidamente reforçada temporariamente por marcação de idêntica colocada pela Organização.

Entidades Envolvidas

Nacionais:
Exercito Português, GNR e PSP;
Secretaria de Estado do Desporto;
Câmaras Municipais de Arruda dos Vinhos, Lisboa, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira;
Federação Equestre Portuguesa

Estrangeiras:
British Historical Society of Portugal;
The Friends of the Lines of Torres Vedras.

Info e Inscrições: www.running-challenge.com/inicio