Noticías Imagem da noticia

"Linhas de Wellington" chegam às salas de cinema

2012-10-04

As Linhas de Torres Vedras e vicissitudes históricas que envolveram este sistema de fortificações (nomeadamente a terceira invasão napoleónica a Portugal) ficarão para sempre imortalizadas por meio do filme Linhas de Wellington, que teve a sua antestreia no dia 1 de outubro, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

Produzida por Paulo Branco, realizada por Valéria Sarmiento (que deu continuidade ao trabalho do falecido cineasta Raul Ruiz) e com argumento de Carlos Saboga, esta longa-metragem conta com um elenco de alto gabarito que inclui nomes consagrados do panorama cinematográfico internacional da 7.ª Arte como John Malkovich, Catherine Deneuve ou Chiara Mastroianni, para além de atores nacionais de renome como Soraia Chaves, Vitória Guerra, Maria João Bastos, Nuno Lopes ou Paulo Pires.

Uma boa parte do elenco de Linhas de Wellington esteve presente na sua antestreia, para além da respetiva realizadora, da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, do secretário de estado da administração local, Paulo Júlio, de autarcas da região e de responsáveis militares.

Tendo partido de uma iniciativa da Câmara Municipal que apoiou as suas filmagens, aquele filme, que se relaciona com as comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres, atingiu uma dimensão internacional mediante a sua participação recente em festivais de cinema, nomeadamente nos festivais de cinema de Veneza (onde concorreu ao respetivo prémio), Toronto e Nova Iorque.

Recorde-se que paralelamente à rodagem de Linhas de Wellington foram também realizadas, abordando a mesma temática, filmagens para uma minissérie para televisão e um documentário-ficção que se constituirá como um recurso do futuro Centro Interpretativo das Linhas de Torres do Município. A minissérie foi inclusivamente apresentada recentemente no Festival de cinema de San Sebastian.

De realçar que as filmagens destes suportes audiovisuais tiveram como epicentro Torres Vedras, o que dinamizou a economia local e tornou o Pátio Alfazema um ponto de atividade cinematográfica durante quase um ano. A grande quantidade de figurantes necessária para as referidas filmagens teve como consequência um forte envolvimento da população no projeto, o qual proporcionou inclusivamente visitas de alunos às mesmas.

O filme estreia hoje, dia 4 de outubro, nas salas de cimena.

Mais informações em www.linesofwellington.com/pt/linhas_wellington_home.php