Noticías Imagem da noticia

Livros sobre as Linhas de Torres Vedras para diferentes públicos foram apresentados

2010-11-25

Um amor improvável em tempo de guerra, entre o jovem soldado do exército napoleónico Michel De Corbeau e a jovem portuguesa Maria, que teve início na igreja de Matacães, é o ponto central do livro Um Pais Silencioso: uma história das Linhas de Torres Vedras, da autoria de Carlos Guardado da Silva (texto) e Daniel Silvestre da Silva (ilustrações).

A sessão de lançamento desta publicação destinada ao público infanto-juvenil realizou-se no dia 20 de Novembro, no Edifício dos Paços do Concelho. De salientar que embora esta obra seja uma ficção baseia-se em factos históricos reais, sendo que uma parte da narrativa desse livro desenrola-se na zona das Linhas de Torres Vedras durante a terceira invasão francesa.

Outra publicação que incidiu na temática deste sistema de fortificações foi apresentada no dia 9 de Outubro, igualmente no Edifício dos Paços do Concelho - As Linhas de Torres Vedras: Invasão e Resistência (1810-1811), da autoria de Cristina Clímaco, uma torriense oriunda de Matacães, que é actualmente docente na Universidade Paris VIII.

Neste trabalho que recorre a fontes inéditas pretende-se dar ênfase a um elemento até agora esquecido ou relegado para planos secundários na historiografia das Linhas de Torres Vedras: o humano.

Ambos os livros são uma co-edição da Câmara Municipal e da Colibri. Este último faz parte da colecção Linhas de Torres e conta com o apoio do Exército Português (Divisão de História e Cultura Militar e Arquivo Histórico Militar). As sessões de lançamento dessas publicações integraram-se no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município.