Noticías Imagem da noticia

Actividades culturais proporcionaram “viagem” ao início do século XIX

2010-08-30

Várias recriações históricas integradas no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município têm dado a conhecer cenários e vivências relacionados com o início do século XIX e a Guerra Peninsular.

Dessas acções, refira-se os mercados oitocentistas realizados em Santa Cruz nos dias 21 de Agosto e 24 de Julho, em que se recriou o abastecimento de cereais à azenha desta localidade e o funcionamento do seu engenho. Nestas iniciativas, organizadas pela Câmara Municipal em parceria com um conjunto de outras entidades e inseridas no programa Onda de Verão, proporcionou-se ainda uma mostra de produtos regionais, animação musical e teatral, bem como jogos tradicionais oitocentistas.

Já no dia 18 de Julho foi recriado um sistema de comunicações óptico semafórico utilizado pelas tropas do Duque de Wellington durante a Guerra Peninsular na zona onde foram construídas as Linhas de Torres Vedras. Esta actividade - integrada no mencionado programa comemorativo e organizada pelo Agrupamento 496 do Corpo Nacional de Escutas (oriundo da Freiria) com a parceria da Câmara Municipal - consistiu no envio de mensagens em código de bandeiras entre o Forte de S. Vicente e a Serra do Socorro.

No dia anterior o Castelo de Torres Vedras tinha acolhido um "jantar com Conan Doyle". Nesta iniciativa - também inserida naquele programa comemorativo e organizada pela Casa da Cultura de Ponte do Rol em parceria com a Câmara Municipal e um conjunto de outras entidades - proporcionou-se uma ementa alusiva ao início do século XIX, para além de dança e animação circense, musical e teatral relativas a essa época. No final deste jantar foi apresentada uma dramatização inspirada no conto As Aventuras do Brigadeiro Gérard - da autoria de Arthur Conan Doyle (criador da personagem Sherlock Holmes) -, em que se relatou uma aventura passada na zona das Linhas de Torres Vedras durante a Guerra Peninsular.

De referir, ainda, que no dia 10 de Julho, igualmente inserido no mencionado programa comemorativo, teve lugar também no Castelo de Torres Vedras um jogo de xadrez humano, organizado pelo Académico de Torres Vedras em parceria com a Câmara Municipal, em que se "confrontaram" as duas facções em conflito na Guerra Peninsular: a luso-britânica e a napoleónica.