Noticías Imagem da noticia

Troféu Joaquim Agostinho também se integrou no Bicentenário

2010-07-20

A elite do ciclismo nacional marcou este ano mais uma vez presença no Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho que se realizou entre os dias 7 e 11 de Julho, em estradas da Estremadura e do Ribatejo.

Essa competição contou em 2010 com o seu maior pelotão de sempre, constituído por 129 atletas de 19 equipas, 8 das quais estrangeiras (oriundas da Grécia, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Croácia, França e Rússia).

O português Cândido Barbosa (da Palmeiras Resort - Prio - Tavira) foi o vencedor da prova (tendo também ganho a classificação por pontos), seguido na classificação geral individual pelos espanhóis David Blanco (igualmente da Palmeiras Resort - Prio - Tavira) e Santiago Perez (do C.C. Loulé - Louletano). José Mendes (da LA Paredes - Rota dos Móveis), Vítor Carvalho (da ASC Vitória - RTL) e Bruno Silva (da Aluvia -Valongo) venceram, respectivamente, os prémios da montanha, das metas volantes e da juventude. Este último ciclista venceu ainda na categoria de sub-23 e a LA Paredes - Rota dos Móveis ganhou o prémio de equipas.

Desta 33.ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras que se integrou nas comemorações do Centenário da República e no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município saliente-se também: o seu prólogo, que teve início perto do Monumento a Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, e terminou na zona do Forte de S. Vicente; o final da sua segunda etapa, que aconteceu no Parque Eólico da Carvoeira (o que foi antecedido da chegada do III Raid Ciclo-Pedestre Saint-Caprais de Bordeaux/Carvoeira, uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal); a sua última etapa, o tradicional Circuito de Torres Vedras; e o 3.º Passeio de Ciclismo para Todos, organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo e a União Desportiva do Oeste, no qual se homenageou Joaquim Agostinho.

O 33.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho, prova do calendário velocipédico europeu e uma das mais importantes do calendário velocipédico nacional que se constituiu como uma preparação para a Volta a Portugal, foi organizado pela Câmara Municipal e a União Desportiva do Oeste.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em: /www.trofeujoaquimagostinho.com.