Noticías Imagem da noticia

Recriações históricas revisitam o início do século XIX

2010-06-24

Várias recriações históricas integradas no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município têm proporcionado o conhecimento de cenários e vivências do início do século XIX.

Uma dessas recriações foi a Feira Oitocentista de Santo António de Campelos que decorreu no dia 18 de Junho, na Escola Básica 2,3 Gaspar Campello. Organizada por este estabelecimento de ensino com a parceria de um vasto conjunto de entidades (a maioria da freguesia dos Campelos), esta iniciativa deu a conhecer os hábitos alimentares, os divertimentos, as actividades económicas, a música e a actividade militar característicos do referido período histórico, para além da História da Guerra Peninsular.

Outra daquelas recriações foi o jantar em acampamento militar realizado no dia seguinte, no Forte de S. Vicente. Esta actividade, organizada pela Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras com a parceria de outras entidades, proporcionou uma ementa de inícios do século XIX, bem como música, dança e encenações alusivas a essa época.

Já a feira oitocentista que decorreu no dia 20 de Junho, nos Jardins do Alcabrichel, em A dos Cunhados, teve como temática central o recrutamento de trabalhadores para a construção das Linhas de Torres Vedras. Também integrada no referido programa comemorativo e organizada pela Pró-Memória - Associação Cultural e Etnológica de A dos Cunhados com a parceria de um vasto conjunto de entidades (a maioria oriundas da freguesia de A dos Cunhados), esta iniciativa contou com a recriação de actividades económicas, de situações do quotidiano, de jogos, de gastronomia, de animação circense e de música, para além da apresentação do teatro de marionetas inglesas Punch and Judy e de pequenas dramatizações.

De referir que todas estas recriações contaram com a parceria da Câmara Municipal e nas mesmas participaram cerca de 2350 pessoas.